Cheguei! - Novidades de Büren

Dia 1 em Büren (Deutchland)

Hoje foi o primeiro dia da nova aventura em Büren. Ontem chegámos cerca da 1h da manhã, depois de uma longa viagem com escala em Palma de Maiorca. O dia começou às 8h30 da manhã e fomos tomar o pequeno-almoço às 9h, no lar onde vamos ficar a trabalhar. Cerca das 9h10 conhecemos o director do lar, um senhor alemão bastante simpático, que sabe falar um pouco de português. Tomámos o pequeno-almoço com ele e com o enfermeiro-chefe do lar, que é também português. Às 10h chegou outro elemento da empresa CareAktive que não trabalha em Büren, mas que será o responsável por nós durante a estadia na Alemanha, o Weber, brasileiro.
Começámos um mini passeio pela pequena cidade para nos irmos inscrever na Rathaus, ou como a conhecemos Câmara Municipal, pois todos os trabalhadores têm de estar aí inscritos para poder fazer o que quer que seja. Em seguida fomos ao banco abrir uma conta, para podermos receber ordenado, e posteriormente fomos à AOK, uma companhia de seguros, para fazer o seguro de saúde, também ele obrigatório aqui na Alemanha. Uma viagem curta que terminou cerca do meio-dia, novamente no lar.
Almoçámos e iniciámos então as aulas do nível A2 de alemão, até cerca das 17h15. Muito difíceis, uma vez que o professor só fala alemão e nem sempre conseguimos entender o que nos está a querer explicar…
Sinceramente é uma aventura que se está a revelar mais difícil do que eu esperava. Tinha noção de que entendíamos um pouco mais de Alemão, do que na realidade acontece. Depois recebemos instruções que durante as refeições nos deveríamos sentar separadas e que deveríamos ficar misturadas com os idosos para que nos vamos ambientando mais com a língua. Recomendaram-nos também que nos preparássemos, pois a partir de amanhã deveremos deslocar-nos mais cedo para os serviços à hora de almoço, afim de auxiliar alguns dos idosos mais dependentes a alimentarem-se. E que devemos trabalhar aos fins-de-semana de quinze em quinze dias…

Está a começar a existir uma divergência no grupo pois algumas de nós acham que isto é exploração e, que dado que não vem no contrato e o senhor brasileiro responsável por nós disse que não devíamos fazê-lo, deveríamos reclamar já junto dos chefes e rejeitarmos tais funções. Por outro lado, as restantes de nós pensa que não o deveremos fazer uma vez que eles também nos têm facilitado algumas ajudas relativamente ao alojamento e afins. Acordámos que amanhã ao pequeno-almoço abordaremos o assunto com o chefe e veremos o que resulta desta conversa.

Outras informações:
A cidade é mesmo muito muito muito pequena e a cidade maior mais próxima fica a uns meros 6,20€ e 40 minutos para cada lado.
Ainda não vi um raiozinho de sol por mais tímido que fosse.
Passei de 27ºC para 8ºC de um dia para o outro.
O pequeno-almoço é das 7h30 às 8h30.
O almoço é das 12h às 13h.
O jantar (que é constituído por pão com queijo/fiambre/manteiga/doce + sumo/água com gás/chá) é das 17h30 às 18h15.
Só nos servem água com gás, parece água das pedras e não têm da mineral natural.

Entre outas coisas... Assim que puder deixo aqui algumas fotos para verem as instalações e a cidade, esperemos que o tempo colabore porque hoje choveu todo o dia.

Beijinhos,
Cat

Comentários

Mensagens populares